domingo, 29 de abril de 2012

Jubileu de Santa Rita de Cássia - 2012

Visita das Réplicas da Cruz da Jornada Mundial da Juventude e do ícone de Nossa Senhora.


Programação

13 de maio – domingo – 1º. Dia da Novena
Toda ação da Igreja deve partir de Jesus Cristo. Devemos responder à pergunta: quem é Jesus Cristo, o que há nele que desperta fascínio e faz arder nosso coração. (Lc 24,32) (Doc. 94, n. 4)

Dia dedicado a Nossa Senhora de Fátima
Abertura da novena

Celebração da entrega do Dízimo Paroquial

Das 10h às 15h – Visitação livre ao Santuário.
09h – Santa Missa das crianças no Santuário, com a entrega do diziminho.
15h – Santa Missa e Novena com a participação do Coral Rosário de Maria da Paróquia de São Vicente Férrer de São Vicente de Minas.
Responsável: Apostolado da Oração.
Das 16h às 19h – visitação livre ao Santuário.
19h – Santa Missa, com a entrega do dízimo paroquial, e Novena solene, com a participação da Comunidade Rural do Monte Pio e da Paróquia de São Francisco de Assis de São João del-Rei.
Responsáveis: Pastoral do Dízimo e Comunidade de Nossa Senhora de Fátima.
A partir das 21h30min, acolhida da réplica da Cruz da Jornada Mundial da Juventude e do ícone de Nossa Senhora, vindas da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Barroso. Em seguida, no Santuário, vigília e orações até a manhã do dia seguinte diante dessas réplicas.


14 de maio – segunda-feira – 2º. Dia da Novena
O discípulo missionário, ao contemplar o rosto de Jesus Cristo, descobre o Verbo que arma sua tenda entre nós, aquele que, sendo de condição divina, não se fecha em si mesmo, mas se esvazia até a morte e morte de cruz. (Fl 2,5) (Doc. 94, n.5)

Das 11h às 15h – Visitação livre ao Santuário.
15h – Santa Missa e Novena.
Responsáveis: Acólitos, Coroinhas e PASCOM.
Das 16h às 18h – Visitação livre ao Santuário.
18h – Recitação do Terço diante das réplicas da Cruz e do ícone de Nossa Senhora, sob a responsabilidade das Comunidades de Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Lourdes e Nossa Senhora do Rosário.
19h – Santa Missa e Novena solene, com a participação da Comunidade Rural do Redondo.
Responsáveis: Pastoral da Família, Obras Sociais da Paróquia e Comunidade de Nossa Senhora de Lourdes.


15 de maio – terça-feira – 3º. Dia da Novena
O discípulo missionário, ao contemplar o rosto de Jesus Cristo, descobre que ele precisa ir sempre ao seu encontro, a outros locais anunciar o Reino, a graça, a justiça e a reconciliação. (Lc 4,43) (Doc. 94 n.5)

Das 11h às 15h – Visitação livre ao Santuário.
15h – Santa Missa e Novena. Comemoração do Jubileu de Ouro Sacerdotal de Pe. Nilson Reis Mendes, cuja família é ritapolitana, nascido em São Tiago e Pároco Emérito da Paróquia de São Sebastião de Oliveira.
Responsável: Grupo Viver Vale a Pena.
Das 16h às 18h – Visitação livre ao Santuário.
18h – Recitação do Terço diante das réplicas da Cruz e do ícone de Nossa Senhora, sob a responsabilidade das Comunidades de São Pedro e São Paulo, de Santo Expedito e São Lázaro e de São José.
19h – Santa Missa e Novena solene, com a participação da Comunidade Rural de Canoas e do Seminário São Tiago de Juiz de Fora.
Responsáveis: Comunidades de Santo Expedito e São Lázaro e de São Pedro e São Paulo.


16 de maio – quarta-feira – 4º. Dia da Novena
O discípulo missionário, ao contemplar o rosto de Jesus Cristo, reconhece que Ele é Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, manifestação plena do amor radical que se entrega pelos pecadores. (Rm 5,8) (Doc. 94, n.7)

Das 11h às 15h – Visitação livre ao Santuário.
15h – Santa Missa e Novena.
Responsáveis: APAE e Grupo de Artesanato Gabirobinhas.
Das 16h às 18h – Visitação livre ao Santuário.
18h – Recitação do Terço diante das réplicas da Cruz e do ícone de Nossa Senhora, sob a responsabilidade dos homens – Terço dos Homens.
19h – Santa Missa e Novena solene, com a participação da Comunidade Rural da Restinga de Baixo e da Paróquia de São João Bosco, e presença da Banda Meninos de Dom Bosco.
Responsáveis: Câmara Municipal de Ritápolis e Terço dos Homens.


17 de maio – quinta-feira – 5º. Dia da Novena
O discípulo missionário, ao contemplar o rosto de Jesus Cristo, reconhece que a gratuidade e a alteridade são o que há de mais decisivo em Jesus Cristo: a saída de si, rumo à humanidade marcada pelo pecado, fonte de dor e morte. (Doc.94, n.12)


Das 11h às 15h – Visitação livre ao Santuário.
15h – Santa Missa e Novena.
Responsável: Pastoral do Batismo
Das 16h às 17h30min – Visitação livre ao Santuário.
17h30min – Recitação do Terço diante das réplicas da Cruz e do ícone de Nossa Senhora, sob a responsabilidade das crianças – Catequese e Coroinhas.
19h – Santa Missa e Novena solene, com a participação da Comunidade Rural do Glória e da Paróquia de São Judas Tadeu de São João del-Rei.
Responsáveis: Comunidade de São José e Catequese da Crisma.


18 de maio – sexta-feira – 6º. Dia da Novena
O discípulo missionário, ao contemplar o rosto de Jesus Cristo, é chamado a questionar profeticamente um mundo que se constrói a partir da mentalidade do lucro e do mercado, não esquecendo que tais atitudes geram violência, vingança, guerra e destruição. (Doc. 94, n.9)

Das 11h às 15h – Visitação livre ao Santuário.
15h – Santa Missa e Novena.
Responsáveis: Catequese.
Das 16h às 18h – Visitação livre ao Santuário.
18h – Recitação do Terço diante das réplicas da Cruz e do ícone de Nossa Senhora, sob a responsabilidade das Comunidades Rurais de Ritápolis.
19h – Santa Missa e Novena solene, com a participação da Comunidade Rural da Restinga de Cima e da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Coronel Xavier Chaves.
Responsáveis: Prefeitura Municipal de Ritápolis e Escola Municipal Márcia Silva Resende Serpa.


19 de maio – sábado – 7º. Dia da Novena
O discípulo missionário, ao contemplar o rosto de Jesus Cristo, vive a atitude cristã mais radical: o perdão. (Lc 23,24) (Doc. 94, n.10)

9h – Celebração de Batizados, no Santuário. O curso para o mesmo será realizado no dia 12 de maio, sábado, às 16h, no Santuário.
Das 11h às 15h – Visitação livre ao Santuário.
15h – Santa Missa e Novena, com a participação da Paróquia do Senhor Bom Jesus do Monte de São João del-Rei e do Coral de Jovens da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo de Luminárias.
Responsáveis: Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística.
Das 16h às 19h – Visitação livre ao Santuário.
17h – Procissão motorizada com a imagem de Santa Rita e as réplicas da Cruz da Jornada Mundial da Juventude e do ícone de Nossa Senhora saindo do Santuário, fazendo o seguinte percurso: Pça Tiradentes, R. Santa Rita, R. 21 de Abril, R. Frei Gotardo Boom, R. João XXIII, Pça. dos Expedicionários, R. Bárbara Heliodora, R. Maria Rama, R. Tristão Vieira, Trevo, Av. Santa Catarina, R. Cassiterita, Pça 1°. de Março, R. Minas Gerais, R. Pe. Anchieta, R. Dr. João Ribeiro de Souza, R. Amazonas, R. Cel. Francisco de Paula Rodrigues, R. Curitiba, R. Paraná, R. Rio de Janeiro, R. Pernambuco, R. Piauí, Trav. Pará, R. Pará, R. Tupis, R. Guarani, R. São Caetano, R. Ver. Gessy de Pádua Assunção, R. São Paulo, Pça. Tancredo Neves, R. das Flores, Av. Inconfidência, R. Guanabara, R. Ver. Martiniano Mairynk Santos, R. Porto Alegre, R. Eurico Dutra, R. Getúlio Vargas, R. Prudente de Morais, R. Nilo Peçanha, R. Café Filho, R. Prudente de Morais, R. Belo Horizonte, Pça. Cristo Rei, R. do Rosário, R. 22 de Maio, Pça Cristo Rei, R. Santa Rita, R. José Cesário, R. 3, Pça. Nossa Senhora de Lourdes, R. Pe. Crispiniano, R. das Lajes e Pça. Tiradentes.

Durante a Procissão, haverá bênçãos com a relíquia de Santa Rita nos seguintes locais: R. 21 de Abril, Ermida de São José, Gruta de Santo Expedito, Igreja de São Pedro e São Paulo, Capela de Nossa Senhora de Fátima, R. Belo Horizonte, Igreja de Nossa Senhora do Rosário e  Pça. Nossa Senhora de Lourdes.

À chegada da Procissão, bênção dos veículos automotores. Em seguida, Santa Missa e Novena solene, com a participação da Comunidade Rural do Ramos e da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar de São João del-Rei.
Responsáveis: AART – Associação dos Artesãos de Ritápolis – e Agropecuaristas


20 de maio – domingo – 8º. Dia da Novena
O discípulo missionário, ao contemplar o rosto de Jesus Cristo, atinge sua extrema manifestação no amor aos inimigos. (Doc. 94, n.10)

Das 9h às 15h – Visitação livre ao Santuário.
15h – Santa Missa e Novena, com a participação da Paróquia de Nossa Senhora de Lavras, para onde ocorrerá o envio das réplicas da Cruz da Jornada Mundial da Juventude e do ícone de Nossa Senhora, e do Coral da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Ijaci.
Responsável: Grupo JASC – Jovens Amigos Servos de Cristo
15h – No Parque de Exposições de Ritápolis, bênção e leilão de gado.
Das 16h às 19h – Visitação livre ao Santuário.
19h – Santa Missa e Novena solene, com a participação da Comunidade Rural do Penedo e da Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
Responsáveis: Irmandade do Santíssimo Sacramento, Vicentinos e Comerciantes


21 de maio – segunda-feira – 9º. Dia da Novena
O discípulo missionário, ao contemplar o rosto de Jesus Cristo, reconhece que a loucura e o escândalo do Reino de Deus chegam ao seu ápice na reconciliação. (Rm 5,6-8) (Doc. 94 n.10)

Das 11h às 15h – Visitação livre ao Santuário.
15h – Santa Missa e Novena, com a participação dos enfermos e idosos e da Paróquia da Imaculada Conceição de Maria de São João del-Rei. Haverá a imposição do Sacramento da Unção dos Enfermos para os que dele necessitarem.
Responsável: Pastoral da Saúde.
Das 16h às 19h – Visitação livre ao Santuário.
19h – Santa Missa e Novena solene, com a participação da Comunidade Rural da Prainha e da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Conceição da Barra de Minas.
Responsáveis: Grupos da Mãe Rainha, Comunidade de Nossa Senhora do Rosário e Escola Estadual Padre Crispiniano.


22 de maio – terça-feira - Dia Maior

Dia dedicado à excelsa Padroeira do município de Ritápolis
Santa Rita de Cássia

0h – Homenagem a Santa Rita de Cássia e bênção dos fiéis, no palco.
6h – Alvorada festiva com toques de sinos em toda a cidade e som.
7h – Santa Missa, com a participação das Comunidades de Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora de Fátima e do Coral da Prainha.
8h30min – Santa Missa, com a participação das Comunidades de São Pedro e São Paulo, Santo Expedito e São Lázaro e São José.
10h30min – Santa Missa solene, presidida pelo Exmo. e Revmo. Sr. Bispo Diocesano de São João del-Rei, Dom Frei Célio de Oliveira Goulart, OFM, e concelebrada por vários padres da nossa Diocese,  com a participação da Orquestra Lira Sanjoanense, transmitida pela Rádio Sol, FM 98.7. Logo após, leilão de prendas ao lado do Santuário.
13h – Santa Missa.
14h30min – Santa Missa.
16h – Santa Missa, presidida pelo Exmo. e Revmo. Sr. Bispo Emérito da Diocese de São João del-Rei, Dom Waldemar Chaves de Araújo, com a participação do Coral do Penedo.
17h30min – Apresentação musical com a Lira “Santa Cecília” do distrito do Rio das Mortes, sob a regência do maestro ...
18h – Santa Missa campal, presidida pelo Exmo. e Revmo. Sr. Bispo Diocesano de São João del-Rei, Dom Frei Célio de Oliveira Goulart, OFM, com a participação de toda a Comunidade Ritapolitana e Romeiros, transmitida pela Rádio Sol FM 98.7. Em seguida, piedosa Procissão luminosa, percorrendo as seguintes vias e praças: Pça. Tiradentes, R. Bárbara Heliodora, Pça. dos Expedicionários, Al. João XXIII, R. Bahia, Pça. 1°. de Março, R. Minas Gerais, R. Pe. Anchieta, R. Dr. João Ribeiro de Souza, Pça. Pres. Tancredo Neves, R. Guanabara, Av. Inconfidência, R. Frei Gotardo Boom, R. Pref. Jorge Resende Silva, Pça. Cristo Rei, R. Santa Rita e Pça. Tiradentes.
À chegada, homenagens a Santa Rita de Cássia, com a participação especial das “Meninas Cantoras de Lavras”, sob a regência do Maestro José Maciel. Logo após, show de viola com Padre Clécio Ferreira de Alencar.

 

Shows


18 de Maio – Sexta-feira
            21h – Show religioso com Banda Lírios do Vale.
23h – Show com a Banda ORG.

19 de Maio – Sábado
            23h – Show com a Banda Magnatas.

20 de Maio – Domingo
            23h – Show com Clube da Seresta.

21 de Maio – Segunda-feira
            23h – Show musical com Jaime e Indalécio.

Haverá bênção de objetos de devoção, de outros, como chaves, e de rosas durante as festividades.


Visto

Pe. Jésus Cristiano Arantes
Pároco
Reitor do Santuário de Santa Rita de Cássia
Ritápolis/MG, abril de 2012

A Equipe Organizadora
Conselho de Pastoral Paroquial
Conselho Administrativo Paroquial



segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia de São Jorge


A existência do popularíssimo São Jorge, por vezes, foi colocada em dúvida. Talvez porque sua história sempre tenha sido mistura entre as tradições cristãs e lendas, difundidas pelos próprios fiéis espalhados entre os quatro cantos do planeta.
Contudo encontramos na Palestina os registros oficiais de seu testemunho de fé. O seu túmulo está situado na cidade de Lida, próxima de Tel Aviv, Israel, onde foi decapitado no século IV, e é local de peregrinação desde essa época, não sendo interrompida nem mesmo durante o período das cruzadas. Ele foi escolhido como o padroeiro de Gênova, de várias cidades da Espanha, Portugal, Lituânia e Inglaterra e um sem número de localidades no mundo todo. Até hoje, possui muitos devotos fervorosos em todos os países católicos, inclusive no Brasil. 
A sua imagem de jovem guerreiro, montado no cavalo branco e enfrentando um terrível dragão, obviamente reporta às várias lendas que narram esse feito extraordinário. A maioria delas diz que uma pequena cidade era atacada periodicamente pelo animal, que habitava um lago próximo e fazia dezenas de vítimas com seu hálito de fogo. Para que a população inteira não fosse destruída pelo dragão, a cidade lhe oferecia vítimas jovens, sorteadas a cada ataque. 
Certo dia, chegou a vez da filha do rei, que foi levada pelo soberano em prantos à margem do lago. De repente, apareceu o jovem guerreiro e matou o dragão, salvando a princesa. Ou melhor, não o matou, mas o transformou em dócil cordeirinho, que foi levado pela jovem numa corrente para dentro da cidade. Ali, o valoroso herói informou que vinha da Capadócia, chamava-se Jorge e acabara com o mal em nome de Jesus Cristo, levando a comunidade inteira à conversão. 
De fato, o que se sabe é que o soldado Jorge foi denunciado como cristão, preso, julgado e condenado à morte. Entretanto o momento do martírio também é cercado de muitas tradições. Conta a voz popular que ele foi cruelmente torturado, mas não sentiu dor. Foi então enterrado vivo, mas nada sofreu. Ainda teve de caminhar descalço sobre brasas, depois jogado e arrastado sobre elas, e mesmo assim nenhuma lesão danificou seu corpo, sendo então decapitado pelos assustados torturadores. Jorge teria levado centenas de pessoas à conversão pela resistência ao sofrimento e à morte. Até mesmo a mulher do então imperador romano. 
São Jorge virou um símbolo de força e fé no enfrentamento do mal através dos tempo e principalmente nos dias atuais, onde a violência impera em todas as situações de nossas vidas. Seu rito litúrgico é oficializado pela Igreja católica e nunca esteve suspenso, como erroneamente chegou a ser divulgado nos anos 1960, quando sua celebração passou a ser facultativa. A festa acontece no dia 23 de abril, tanto no Ocidente como no Oriente.

Fonte: www.paulinas.org.br

domingo, 22 de abril de 2012

Jubileu de Ouro da Arquidiocese de Juiz de Fora





Aconteceu no dia 14/04, em Aparecida do Norte, a comemoração do Jubileu de Ouro da Arquidiocese de Juiz de Fora. Estiveram presentes  Dom Célio, bispo Diocesano de São João del Rei, Padre Jésus, nosso Pároco e vários padres que compõem a Província Eclesiática de Juiz de Fora. 
Confira mais na Galeria de Fotos!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Dia 19 de Abril

Dia de Santo Expedito

Santo Expedito foi martirizado na Armênia, ele era militar, e um dia, tocado pela graça de Deus, resolveu mudar de vida. O espírito do mal apareceu para ele em forma de corvo e lhe segredou: "Cras, Cras, Cras", palavra latina que quer dizer amanhã, isto é, Deixe para amanhã! Não tenha pressa! Adie a sua conversão!
Santo Expedito, pisoteando o corvo, esmagou-o gritando: "Hodie", que quer dizer hoje: "Nada de protelações é para já"!
Por isso que Santo Expedito é sempre invocado nos casos que exigem solução imediata, nos negócios urgentes, e que qualquer demora poderia causar grande prejuízo.
Santo Expedito não adia o seu auxílio para amanhã. Ele atende hoje mesmo, ou na hora em que precisamos de sua ajuda. Mas ele espera que também nós não deixemos para amanhã nossa conversão.


segunda-feira, 16 de abril de 2012

Visita de Santa Rita às Comunidades Rurais




Jubileu de Santa Rita de Cássia – 2012


Visita de Santa Rita às Comunidades Rurais de Ritápolis

Dia 15 de abril – domingo:
13h00min: Povoado de Canoas
Dia 21 de abril – sábado:
19h – Povoado de Restinga de Cima
Dia 22 de abril – domingo:
13h – Povoado do Redondo
29 de abril – domingo:
10h00min: Povoado do Monte Pio        
14h00min: Povoado de Ramos
05 de maio – sábado:
19h00min: Povoado da Prainha
06 de maio – domingo:
13h 00min: Povoado da Restinga de Baixo
12 de maio – sábado:
19h00min: Povoado do Penedo
26 de maio - Sábado
19h00min: Comunidade do Glória

terça-feira, 10 de abril de 2012

Semana Santa nas Comunidades Rurais

Comunidade da Restinga de Cima
Participação do Seminarista Rodrigo Coimbra Ladeira/Juiz de Fora e de Padre Jaime da Paróquia de Dom Bosco São João del Rei/MG























domingo, 8 de abril de 2012

Semana Santa 2012

Sábado Santo - Solene Vigília Pascal, Bênção do Fogo Novo e da Água Batismal. Solene Celebração Eucarística da Ressurreição do Senhor.
Dia 07/04/12