domingo, 28 de outubro de 2012

Reflexão Semanal




Dia 28 de Outubro
30º Domingo do Tempo Comum
Evangelho (Mc 10, 46-52).
“Jesus, Filho de Davi, tem piedade de mim!... No mesmo instante ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.” (Ev 10, 48.52).

Com a chegada de Jesus e a realização dos seus milagres, concretizavam-se as promessas messiânicas: os paralíticos andam; os surdos ouvem; os cegos vêem... os pecadores são perdoados; os desanimados se reanimam; os espíritos maus são expulsos. Jesus saia da cidade de ...
... Jericó em direção à Jerusalém onde concluiria sua missão. Muitos foram os sinais da presença do Messias junto às multidões e pelas cidades e aldeias por onde Ele passou. Porém, o sinal maior de sua grandeza e da plenitude de sua obra daria na cidade de Jerusalém: sua morte de cruz e sua ressurreição. Ele veio para dar a vida, para que todos pudessem tê-la em abundância.
A nossa experiência de vivência da fé e do seguimento a Jesus nos leva também a manifestar a Ele nosso desejo: “Senhor, que nós vejamos. Abra nossos olhos!”Este pode ser um grito que elevamos até Ele, para que não fiquemos cegos e alheios às realidades de dor, de ignorância, de desespero de tantos irmãos e irmãs nossos que aguardam nossa ajuda e solidariedade.
É próprio da natureza da Igreja realizar a dimensão da missionariedade. É impossível sermos cristãos sem sermos missionários. O mês de outubro chega ao seu final, mas não termina aqui a nossa responsabilidade de realizarmos por palavras e por nosso testemunho a missão do anúncio da presença do Reino de Deus entre nós.
D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano.
Fonte: www.diocesedesaojoaodelrei.com.br


quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Terço dos Homens

Foto: Fátima Rocha

O Terço é uma forma abreviada de se rezar o Rosário.  Como o próprio nome diz o Terço refere-se à terça parte do Rosário, ou seja, a meditação diária de apenas cinco dos conjuntos de mistérios propostos.  Tradicionalmente, a meditação dos mistérios é realizada conforme os dias da semana, ou seja, para cada dia é proposto um conjunto de mistérios diferente.
A recitação do Terço é bastante comum na oração individual e comunitária.  Famílias, grupos de oração e pastorais costumam reunir-se para rezar o Terço, marcando momentos de celebração e reflexão, sobretudo no mês de Maio, dedicado à Maria.
     Toda segunda-feira, sob a coordenação do senhor Lauro Lino dos Santos, é rezado O Terço dos Homens no Santuário às 19h00min, exceto na primeira segunda-feira do mês quando é rezado na Igreja São Pedro e São Paulo. Lembramos que na última segunda-feira do mês o terço é aberto para toda família.
Participe!!!!!!!!!!
Mais fotos na Galeria. Confira!!!

domingo, 21 de outubro de 2012

Reflexão Semanal



Dia 21 de outubro
29º Domingo do Tempo Comum
Domingo das Missões.
Evangelho (Mc 10, 35-45).
“O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos”. (Mc 10, 45).
Neste Domingo das Missões ouvimos a declaração de Jesus diante dos apóstolos que disputavam entre si sobre quem seria o mais importante: “Eu vim para servir e dar a vida como resgate para muitos!”. O Filho de Deus recebeu a missão da parte do Pai, de ...
... resgatar toda a humanidade através do seu despojamento de seguranças que lhe poderiam ser devidas como Filho de Deus, e assim ter aceitado entregar sua vida pela morte na cruz para nos conquistar a redenção.
Para o mundo de hoje Jesus continua sendo o missionário do Pai. Só que realiza sua missão através de todos nós seus seguidores, em nossa vida de cristãos e cristãs. Caso desejarmos ser coerentes e sinceros no seguimento a Jesus Cristo, devemos também optar pelo caminho da humildade, do despojamento, do serviço. O que exige uma postura atenta por parte de todos nós, porque nossa tendência é igualmente a de querermos ficar em evidência, mesmo na realização de nossas atividades pastorais e evangelizadoras.
Que nesta semana procuremos tomar conhecimento das realidades de regiões ou países mais carentes de missionários. Podemos ser solidários com orações, com o envio de ajuda financeira, ou, quem sabe, com alguma experiência concreta de ir em missão, partilhando com outros a nossa fé. Como também retomando a bela experiência do Projeto Missionário feito em nossa Diocese, anunciando Jesus Cristo a pessoas de nossas comunidades, que ainda não conhecem a pessoa de Jesus.


D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano.  
 Fonte: www.diocesedesaojoaodelrei.com.br




sábado, 13 de outubro de 2012

Reflexão Semanal




Dia 14 de outubro
28º Domingo do Tempo Comum
Evangelho (Mc 10, 17-30).
“Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me”. (Mc 10, 21).

A pessoa de Jesus e os seus ensinamentos despertavam o interesse e a simpatia de muitas pessoas por Ele. A passagem do evangelho nos mostra um jovem muito rico que se aproxima de Jesus, perguntando o modo de se chegar a possuir a vida eterna. Ele procurava viver conforme os mandamentos, mas ...
... diante da exigência de vender seus bens e distribuir para os pobres o seu dinheiro, ele desiste do caminho do seguimento a Jesus.
É muito próprio de nossa natureza humana nos apropriar daquilo que conquistamos ou ganhamos: os bens, o dinheiro, as honrarias. E dificilmente também nos abrimos na dimensão da partilha e da solidariedade com aqueles que possuem menos que nós. Mas a proposta para os verdadeiros discípulos de Jesus Cristo é de saber deixar tudo, porque Ele é o mais importante. Ele ocupa o centro de nossa vida. Ele preenche nossas carências. São Pedro constata isto: deixaram tudo por causa de Jesus. E a resposta de Jesus é imediata: quem tem esta atitude receberá o cêntuplo.
Neste mês missionário é bom lembrarmos-nos de repartir nossos dons e talentos em atividades missionárias em nossas paróquias. Há muito que se fazer para anunciar ao mundo de hoje as exigências do Reino de Deus: o anúncio de Jesus Cristo, seu Projeto de um mundo mais justo, fraterno e solidário. Como também, partilharmos do que temos com os missionários que estão em regiões pobres e carentes e enviar a eles um pouco de ajuda financeira.

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Projeto "Costurando Sonhos"



Conversando, alinhavando, rindo, tecendo, vamos Construindo o Projeto Costurando Sonhos

As Obras Sociais da Paróquia de Santa Rita de Cássia estão realizando um trabalho que, a cada semana, vai tomando forma.
Todas as quintas- feiras, no horário de 14 ás 17 horas, um grupo de pessoas voluntárias, sob a direção de Maria Conte, se reúne na Casa Grande, local onde já funciona a Secretaria Paroquial. Este grupo tem como objetivo produzir peças de enxoval para bebês, roupas infantis, bem como acessórios, enfeites e objetos de decoração. Toda a produção está sendo vendida à comunidade por um preço abaixo do mercado, provisoriamente no mesmo local, em dia e horário que o grupo se reúne. O dinheiro arrecadado com as vendas será empregado na compra de material para a confecção de novas peças.
Você está convidado (a) a participar deste projeto! Seja pára adquirir alguma peça, seja para doar algum material (retalhos, aviamentos, linhas) ou para ajudar como voluntário (a). Doando seu trabalho você pode ensinar o que sabe e aprender com as outras pessoas.
Fazemos trabalhos em costura, crochê, tricô, fuxico, etc. E ao mesmo tempo aprendemos a conversar, a divertir, a ouvir, a fazer novas amizades, a aprender com a experiência do outro e a viver melhor.
Não perca esta oportunidade! Faça-nos uma visita!!

Marinete Oliveira
Voluntária
Confira mais fotos na: Galeria de fotos.

Ano da Fé





Ano da Fé 2012-2013
O Papa anunciou que em 2012 terá início o "Ano da fè".

 “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” – disse Jesus.
“Os novos evangelizadores são chamados a caminhar por primeiro neste Caminho que é Cristo, para dar a conhecer aos outros a beleza do Evangelho que dá vida. E neste caminho não se está sozinho, mas em companhia: uma experiência de comunhão e fraternidade que é oferecida às pessoas que encontramos, para comunicar-lhes a nossa experiência de Cristo e sua Igreja. Assim, o testemunho unido ao anúncio pode abrir o coração daqueles que buscam a verdade a fim de que possam encontrar o sentido da própria vida”– destacou o Santo Padre.
Para dar novo impulso à missão eclesial, o Papa anunciou – durante a celebração eucarística - que a Igreja celebrará o “Ano da Fé” que terá início em 11 de outubro de 2012, no 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II e se concluirá em 24 de novembro de 2013, Solenidade de Cristo Rei do Universo.
 “Será um momento de graça e compromisso para uma plena conversão a Deus, para fortalecer a nossa fé n'Ele e a anunciá-Lo com alegria ao homem do nosso tempo. Queridos irmãos e irmãs, vocês estão entre os protagonistas da nova evangelização que a Igreja iniciou e leva avante, não sem dificuldade, mas com o mesmo entusiasmo dos primeiros cristãos” – concluiu Bento XVI.
(Fonte: CNBB)

domingo, 7 de outubro de 2012

Reflexão Semanal



Dia 07 de outubro
27º Domingo do Tempo Comum
Evangelho (Mc 10, 2-16). 
“Desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne”. (Mc 10, 6-7).
O plano de Deus para com suas criaturas é um Plano de Amor. E este se inicia por aquilo de mais fundamental que é a convivência entre os seres que foram criados à sua imagem e semelhança: o homem e a mulher. Deus projetou no coração humano os sentimentos de acolhida, de bondade, de fidelidade, de amor, como também ...
... as manifestações psíquicas de complementaridade humana: o homem e a mulher têm capacidade de se unir, complementando-se um ao outro e encontrando nesta união a sua realização. É a vida a dois, a vida conjugal.
Em seus ensinamentos aos discípulos Jesus retoma aquilo que era a vontade inicial de Deus Pai para quem assumisse a experiência do casamento, que seriam a indissolubilidade e a fidelidade.  Quando um homem e uma mulher são capazes de fazer esta bela experiência também terão as bênçãos de Deus e as graças decorrentes por parte do Sacramento do Matrimônio que os une para uma vida de comunhão, de fecundidade e da experiência do exercício da maternidade e paternidade. Por isso que a vida matrimonial é muito mais exigente do que possamos imaginar.
Na realidade em que vivemos somos atropelados por tantas idéias desastradas sobre a vida matrimonial. Há falta de preparação para nossos jovens que desejam assumir o casamento, mas também há muitas omissões e maus exemplos por parte dos casais. O casal nunca poderá se esquecer de que o amor verdadeiro e sincero existente entre eles os leva a assumir a vida a dois e realizar assim o plano inicial da vontade de Deus.
Outubro é o Mês das Missões. Que os casais cristãos, por seu testemunho possam anunciar a todos a beleza da vida matrimonial.

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano
Fonte: www.diocesedesaojoaodelrei.com.br

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Outubro: Mês Missionário




Este ano a Igreja no Brasil reflete o tema “Brasil missionário partilha tua fé” em sintonia com os temas do 3º Congresso Missionário Nacional, que aconteceu em Palmas (TO) de 12 a 15 de julho e do 4º Congresso Missionário Americano que também é o 9º Congresso Missionário Latino Americano (CAM 4/Comla 9) que se realizarão em Maracaibo, Venezuela, em 2013, com o tema “América Missionária partilha a tua fé”.
A temática partilha a tua fé tem por objetivo chamar a atenção da Igreja para a importância da universalidade da missão que deve ser pensada para além das fronteiras do ser cristão, sejam elas geográficas ou não, ou seja, a Igreja missionária é aquela que está onde é necessário. Por isso, a Igreja Católica no Brasil e na América Latina convida, através da Campanha Missionária deste ano, toda a comunidade cristã a repensar o seu papel enquanto anunciadora do mandato de Jesus Cristo, “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mt 28, 19-20)”.
 Fonte: http://pom.org.br/